O INSS anunciou a devolução de R$292,7 milhões a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O montante correspondente a mensalidades de abril descontadas por sindicatos e associações, mesmo após o bloqueio determinado pelo governo devido às fraudes.
Os valores serão depositados diretamente na conta em que o beneficiário recebe seu pagamento mensal. A devolução será realizada conforme o número final do beneficiário, sem considerar o dígito verificador.
Para descontos anteriores a abril, os beneficiários deverão acessar o aplicativo ou site Meu INSS a partir de 14 de maio para verificar os valores descontados e, se necessário, solicitar o reembolso. As associações terão até 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário ou realizar o ressarcimento.
Segundo o Instituto, a comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135. Beneficiários devem ficar atentos a possíveis golpes e não fornecer dados pessoais por telefone, Whatsapp ou SMS.