Israel Vázquez - Foto: Reprodução/ Instagram
Israel Vázquez - Foto: Reprodução/ Instagram

O mundo do boxe está de luto pela morte de Israel Vázquez, ex-tricampeão mundial na categoria super galo, que faleceu aos 46 anos após uma breve batalha contra o câncer. A notícia foi confirmada pelo presidente do Conselho Mundial de Boxe (WBC), Mauricio Sulaiman, que homenageou o atleta em uma emocionante publicação nas redes sociais.

“Que Deus dê força à sua esposa Laura, seus filhos e toda a família durante este momento difícil. Israel nos deu memórias maravilhosas dentro e fora do ringue. Você agora é eterno, descanse em paz”, escreveu Sulaiman.

Conhecido como “Magnífico”, Vázquez teve uma carreira brilhante, somando 44 vitórias — 32 delas por nocaute — e apenas cinco derrotas. Ele foi protagonista de uma das maiores rivalidades do boxe com Rafael Márquez, outro pugilista mexicano. Os dois se enfrentaram em quatro lutas memoráveis, com duas vitórias para cada lado, sendo dois desses confrontos premiados como Luta do Ano.

O antigo treinador de Israel Vázquez, Freddie Roach, também prestou homenagem, destacando a grandeza do atleta e amigo: “Israel, que você descanse em paz. Minhas condolências à família Vázquez e a todos que tiveram o privilégio de chamá-lo de amigo.”

Após o diagnóstico de câncer, divulgado há pouco mais de um mês, o WBC lançou uma campanha no GoFundMe para apoiar Vázquez e sua família, arrecadando cerca de US$ 44 mil.