A cantora Claudia Leitte causou polêmica ao alterar a letra da música Caranguejo (Cata Caranguejo) durante um show na Virada Recife, em Pernambuco. A artista substituiu a saudação a Iemanjá por uma referência a Jesus Cristo, cantando “Joga flores, eu amo meu rei Yeshua Hamashia”, utilizando o termo em aramaico para Jesus.
A modificação gerou repercussão nas redes sociais e renovou críticas já feitas anteriormente, levando a cantora a ser denunciada ao Ministério Público da Bahia (MPBA) por racismo religioso. Na apresentação que motivou a denúncia, realizada em Salvador, Claudia Leitte trocou os versos “Joga flores no mar, saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu rei Yeshua”.
No último dia 19, o MPBA confirmou a abertura de um inquérito para investigar a possibilidade de racismo religioso. A denúncia foi formalizada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro). A Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa está à frente do caso, que examinará se houve violação de bens culturais e direitos das comunidades religiosas de matriz africana, além de possível responsabilização criminal.