Carlinhos Maia - Foto: Reprodução/Internet
Carlinhos Maia - Foto: Reprodução/Internet

O influenciador digital Carlinhos Maia foi denunciado ao Ministério Público Federal por transfobia contra a cantora Liniker. A ação foi movida por dois órgãos de defesa da comunidade LGBTQIA+ do Nordeste, após um episódio em que Maia utilizou um pronome de tratamento inadequado e fez piadas com a artista durante um stories no Instagram. O caso está sendo analisado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

A repercussão negativa nas redes sociais foi imediata. Seguidores criticaram a atitude do influenciador, e o episódio gerou grande indignação. Maia chegou a se pronunciar, afirmando que sua intenção não era ofender, mas as desculpas não impediram que a situação ganhasse um desdobramento jurídico.

O caso foi revelado pelo colunista Gabriel Vaquer, do portal F5, e representa mais uma situação em que a conduta de Carlinhos Maia é questionada publicamente. A denúncia reacende o debate sobre a responsabilidade de figuras públicas na promoção do respeito e da inclusão, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+.

A denúncia ainda será analisada pelo Ministério Público, mas pode resultar em implicações legais para o influenciador, caso seja configurada a prática de transfobia, crime reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal desde 2019.