Durante o G20, o aeroporto Santos Dumont será fechado nos dias 18 e 19 de novembro. A medida visa garantir segurança e logística para a realização da Cúpula de Líderes, que ocorrerá no Rio de Janeiro, recebendo chefes de Estado e outras autoridades de diversos países.
O fechamento foi um pedido do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e atendido pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“Atendendo a solicitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro ao Ministério da Defesa, e diante da necessidade de garantir segurança à realização da Cúpula do G20 na capital fluminense, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informam que as operações aéreas do Aeroporto de Santos Dumont serão interrompidas nos dias 18 e 19 de novembro de 2024”, disse a nota do ministério.
Entre 50 mil e 60 mil passageiros com voos previstos para o aeroporto Santos Dumont serão redirecionados ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador.
A suspensão temporária dos voos no aeroporto Santos Dumont foi considerada essencial devido às restrições de mobilidade ao redor do Museu de Arte Moderna (MAM Rio), que sediará a Cúpula do G20. Com apenas 550 metros separando o MAM do aeroporto, a medida visa garantir segurança e facilitar a logística durante o evento, que reunirá líderes de vários países.