Santiago Peña - Foto: Reprodução/ Instagram
Santiago Peña - Foto: Reprodução/ Instagram

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, precisou ser hospitalizado nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, após sentir um mal-estar durante sua participação na cúpula do G20. Ele foi levado ao Hospital Samaritano, onde segue com estado de saúde estável, segundo informações divulgadas pela unidade médica.

Peña, que completou 46 anos no último sábado (16), participava de compromissos no Museu de Arte Moderna (MAM), local que recebe as atividades do evento. De acordo com a imprensa paraguaia, ele relatou dores no peito e foi encaminhado a um ambulatório no próprio MAM, onde exames iniciais, como um eletrocardiograma, apontaram alterações. Por precaução, o presidente foi transferido para o hospital.

“Ele está atualmente concluindo os exames médicos pertinentes”, informou o gabinete do presidente.

A Presidência do Paraguai minimizou o caso, afirmando que Santiago Peña sofreu apenas uma “indisposição”. Em uma rede social, o vice-presidente paraguaio, Pedro Alliana, reforçou que o presidente está bem e garantiu que os sintomas foram leves.

Embora o Paraguai não seja membro do G20, o país foi convidado a participar do encontro deste ano.

O incidente chamou atenção para os protocolos de saúde disponíveis durante a cúpula, que reúne líderes das maiores economias do mundo. O Hospital Samaritano, em nota, informou que a transferência do presidente foi feita por motivos de segurança.