Marius Borg Høiby, filho de 27 anos da princesa herdeira Mette-Marit da Noruega, foi preso na noite de segunda-feira (19) sob a acusação de estupro, segundo informações divulgadas pela polícia norueguesa.
Segundo o comunicado oficial, Borg Høiby, que nasceu de um relacionamento anterior ao casamento de Mette-Marit com o príncipe herdeiro Haakon, é acusado de violar uma seção do código penal norueguês que trata de relações sexuais com pessoas incapazes de resistir ao ato.
Marius é acusado de violar o código penal sobre relações sexuais sem consentimento, “que diz respeito a relações com alguém que está inconsciente ou, por outras razões, incapaz de resistir ao ato”.
“O que a polícia pode dizer sobre o estupro é que se trata de um ato sexual sem penetração. A vítima supostamente não conseguiu resistir ao ato” disse a polícia norueguesa.
Høiby foi detido inicialmente em 4 de agosto, após um incidente no apartamento de uma mulher em Oslo, com quem ele mantinha um relacionamento. Ele foi acusado de causar danos corporais à vítima, e relatos da mídia norueguesa indicam que a polícia encontrou uma faca cravada em uma das paredes do quarto da mulher durante a ocorrência. Posteriormente, em setembro, Borg Høiby foi preso novamente por descumprir uma ordem de restrição relacionada ao mesmo caso.
Na segunda-feira, quando foi detido pela terceira vez, Borg Høiby estava em um carro acompanhado da suposta vítima do incidente de agosto. Segundo a polícia, as acusações incluem também violência doméstica, e as autoridades ainda analisam se ele deverá permanecer sob custódia. O caso envolve acusações graves, incluindo violações de ordem penal e comportamento que caracteriza risco à integridade da vítima.
Marius Borg Høiby, de 27 anos, é filho da princesa herdeira Mette-Marit, de um relacionamento anterior ao casamento dela com o príncipe herdeiro Haakon, em 2001. Apesar de ter sido criado ao lado de seus meio-irmãos, a princesa Ingrid Alexandra e o príncipe Sverre Magnus, ele não desempenha funções públicas ou oficiais dentro da monarquia norueguesa.