A atriz Lucélia Santos, com mais de 50 anos de carreira, quebrou o silencio sobre sua relação com a ayahuasca, bebida ritualística amazônica que conheceu em viagens com Cico Mendes, ambientalista. Lucélia, consagrou a ayahuasca durante três anos, e até a consagrou a ajudou seu guru budista a leva-la a monges tibetanos.
Segundo informações da coluna de Fábia Oliveira, a atriz declarou durante uma entrevista a revista Breeza, que vê a maconha como uma planta e não como droga, afirmando a legalização das substâncias, embora não faça uso delas.
A atriz ressaltou a importância de refletir a respeito da vida, e se estamos caminhando para a morte, e acredita que a legalização pode trazer uma abordagem mais consciente sobre esses temas.
Lucélia Santos optou por não adotar o uso de substâncias como um hábito, pois acredita que as drogas funcionam apenas como um meio para alcançar um novo nível de consciência. Assim como não nos fixamos nas pontes durante as viagens, a atriz defende que não devemos apegar a entorpecentes como se fosse nosso objetivo final