Candidata derrotada nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, Kamala Harris fez um discurso em Washington horas após o anúncio da vitória de Donald Trump.
No discurso, a atual vice-presidente afirmou que “não é hora de desistir” e seu coração “está em plena gratidão”.
“Meu coração está pleno de gratidão, pela confiança que vocês tiveram em mim; pleno de amor pelo nosso país; e pleno de vontade de seguir adiante. O resultado dessa eleição não foi o que esperávamos, não foi aquilo pelo que lutamos e votamos. Mas escutem o que eu digo: a luz da promessa dos Estados Unidos sempre vai brilhar para todos nós”, disse Harris em seu primeiro discurso após as eleições.
Ainda no discurso, além de aceitar os resultados, Kamala disse que deve lealdade à constituição americana e não a um presidente, sem citar Trump.
Devemos lealdade não ao presidente ou a um partido, mas à Constituição dos EUA. Nunca vou desistir de realizar um futuro onde os americanos possam seguir seus sonhos, suas ambições, suas aspirações, onde as mulheres tenham a liberdade de tomar decisões sobre seu próprio corpo”, disse.
Ao encerrar, Kamala Harris disse que é necessário lutar, mas que às vezes a luta demanda tempo. “Aos jovens que nos assistem agora, é Ok ficar triste, mas olhem só: vai ficar tudo bem. Na campanha, eu falei ‘quando lutamos, vencemos’, mas às vezes a luta leva tempo. Isso não significa que, no fim das contas, não vamos vencer. O mais importante é nunca desistir. Nunca parem de tentar fazer do mundo um lugar melhor. Vocês têm o poder”, finalizou Kamala Harris.