Princesa Leonor - Foto: Reprodução/Instagram
Princesa Leonor - Foto: Reprodução/Instagram

Após uma das maiores tragédias recente ocorrida em Valência na Espanha, as inundações que devastaram a região de Valência e causaram a morte de ao menos 219 pessoas, a princesa Leonor enfrenta críticas intensas por não ter aparecido de forma pública nos esforços de apoio e socorro. Leonor, herdeira da coraoa espanhola, aos 18 anos esta preparada para assumir o trono futuramente, não foi vista junto de seus pais, o rei Felipe VI e a rainha Letizia, que visitaram os locais mais atingidos apenas cinco dias após o desastre.

A ausência da herdeira levantou uma onda de indignação, especialmente entre aqueles que questionam seu papel como futura monarca. Mesmo que Leonor tenha realizado treinamento militar e esteja em um curso intensivo para obter experiencia em cada ramos das Forças Amadas, ela não se  juntou aos seus colegas militares que se moveram para o local imediatamente para ajudar nos esforços de limpeza e salvamento.

A viagem de seus pais a Valência também foi marcada com controvérsias, com críticas sobre a demora da visita e até incidentes de agressão. O rei e a rainha foram recebidos com insultos e com lama pelos moradores, demonstrando o descontentamento com a resposta das autoridades.

Fontes próximas, apontaram que a decisão de manter a herdeira da coroa, Leonor afastada foi tomada por Felipe e Letizia a fim de evitar mais controvérsias em meio à crescente indignação publica com a resposta governamental à tragédia. Porém para muitos espanhóis a ausência da princesa, enfraquece sua imagem de compromisso com o país, especialmente nesse momento pela qual a Espanha passou.