A Confederação Brasileira de Futebol fez um teste de DNA com Vinicius Jr., atacante da seleção e do Real Madrid, para verificar a origem de sua ancestralidade. O teste foi feito pela African Ancestry, pioneira em descobrimento da ancestralidade de pessoas negras por todo o mundo.
O resultado mostrou que a ancestralidade do jogador vem da tribo Tikar, em Camarões. A entrega do certificado foi feita no campo pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e seu pai, Vinicius José Paixão de Oliveira, que era o único que sabia da cerimônia, antes do duelo entre Brasil e Uruguai, na Arena Fonte Nova.
“É importante para a gente saber de onde nós viemos. São as coisas que os brasileiros, na verdade, não sabem onde veio a nossa ancestralidade, a nossa antecedência. Mas fico feliz, somos de Camarões também”, disse o pai de Vinicius Jr.
Ver essa foto no Instagram
Gina Paige, presidente da African Ancestry, se disse honrada pelo resultado. “Estamos honrados em revelar as raízes africanas de Vinicius Jr. e de sua família, celebrando sua tenacidade e grandeza, apesar das adversidades. Acreditamos que a reconexão de Vini com suas raízes africanas é um poderoso ato de resistência, alinhado com sua defesa da justiça social dentro e fora dos campos de futebol”, falou Paige.