Uma nova biografia sobre a Rainha Elizabeth II, intitulada “Charles III: New King. New Court. The Inside Story”, escrita pelo biográfico Robert Hardman, revela detalhes sobre os últimos dias da vida da monarca. A obra, recentemente reeditada, destaca o compromisso inabalável da rainha com sua rotina e suas responsabilidades como chefe do Estado, mesmo nos últimos momentos de vida da rainha. Elizabeth II faleceu em 2022, com 96 anos, de causas naturais, e manteve-se fiel às atividades diárias, como sempre registar o que acontecia em seu dia em um diário.
Segundo o biográfico, o último descrito de Elizabeth foi simples e pragmático, refletindo seu estilo reservado. Escrito em Balmoral, local onde ela passou o verão em junho daquele mesmo ano, o escrito mencionava um encontro com seu secretário particular, Sir Edward Young, que auxiliava a rainha nos preparativos do juramento dos novos ministros da então primeira-ministra recém-empossada, Liz Truss. Nos descritos dizia “Eduard veio me ver”, Elizabeth documentou o compromisso com a objetividade que marcou seu reinado, mostrando estar sempre atenta ao cenário político até o fim de sua vida.
O último compromisso público da monarca, foi a recepção de Liz Truss em Balmoral, um marco histórico que simbolizou sua dedicação inabalável ao cargo. Hardman relata que, ao longo dos 70 anos de reinado, Elizabeth manteve um estilo bem discreto de vida, evitando expressões pessoais e refletindo apenas os eventos, sem registrar conversas ou opiniões.