A Baleia - Foto: Reprodução/Califónia Filmes
A Baleia - Foto: Reprodução/Califónia Filmes

A Beleia” Um dos maiores filmes de 2022, que não só trouxe de volta as telas o astro Brendan Fraser, mas como o concedeu um oscar de melhor ator no Oscar 2023, chegou a Netflix esta semana.

O filme retrata a vida de um professor de inglês recluso e sofrendo de obesidade mórbida, onde ele tenta se reconectar com sua filha adolescente pela última vez. Este longa já fazia sucesso antes de chegar as telonas, estriando no Festival de Cinema de Veneza, e desde então conquistou os corações de fãs e críticos, não só por conta de sua emocionante história, mas devido a incrivel atuação de Fraser.

A Baleia também foi alvo de críticas, por parte de algumas pessoas que não aceitaram a escolha de Brendan para o papel, e nem o motivo de ele ter aceitado, já que para quem criticou, já que Fraser não é considerado um ator obeso, assim teria tirado o espaço de pessoas que sofrem dessas condições para estrelarem o filme.

O crítico de cinema Danny Leigh, do Financial Times, esta entre os que não aprovam o filme, para ele a maneira como Charlie é tratado é quase cruel, o crítico compara as dificuldades que o personagem passa a uma criança que remove as pernas de uma aranha após captura-la.

Já o crítico Michael Phillips do Chicago Tribune, atribui a Fraser o impacto do filme e do personagem, para ele o talento do ator é um grande diferencial no filme. Mas independente das concordâncias ou discordâncias sobre o “A Baleia”, é fato de que o ator realmente mereceu a estatueta, pois se entregou fielmente ao personagem.