Presidente do Retiro dos Artistas desde 2002, Stepan Nercessian disse à coluna Play, do site “O Globo”, os desafios e as crescentes ajudas que a instituição vem recebendo ao longo dos últimos anos.
O Retiro atualmente abriga profissionais da arte, como músicas, atores e produtores.
“Muitos colegas tinham medo de visitar o retiro achando que seria um asilo, um lugar deprimente. Mas perceberam que, pelo contrário, as pessoas ali vivem um momento especial da vida. A corrente de apoio está crescendo, e muita gente está nos ajudando”, afirma Stepan.
O ator, que participará da quarta temporada de “Arcanjo Renegado”, no Globoplay, contou sobre a ajuda que alguns famosos estão dando ao Retiro.
“Muitos atores nos ajudam há anos e estão sempre presentes. Marieta Severo, Gloria Pires, Ana Beatriz Nogueira… Ney Latorraca sempre diz que deixará seu apartamento de herança para o Retiro. Fernanda Montenegro é uma parceira constante. Boni merece ser destacado como um grande parceiro. Todos os livros dele, inclusive o novo, “O lado B de Boni”, tiveram as vendas doadas integralmente para o Retiro. Ele reformou nossa lavanderia e também o refeitório.”, afirma Stepan Nercessian.
Apesar das ajudas, Stepan reforça a dificuldade manter as contas do espaço em dia, tais como luz e água.
” É muito difícil, muitas coisas vão acontecendo. A conta de luz gira em torno de R$ 30 mil. O gasto mensal com água é de cerca de R$ 20 mil. Temos requisitos do Ministério Público, que exige psicólogo, assistente social… Tudo isso onera a folha de pagamentos, e sempre há um déficit. Não estamos no pior momento, mas é sempre delicado, já que a doação depende de quem doa e pode ser suspensa a qualquer momento.”, disse o ator.