Nathália Timberg - Foto: Reprodução/ Youtube
Nathália Timberg - Foto: Reprodução/ Youtube

A lendária atriz Nathália Timberg, de 95 anos, foi a grande homenageada do Prêmio Bibi Ferreira, que reconhece as melhores produções do teatro nacional, em cerimônia feita nesta última quarta (30), no Teatro Santander, em São Paulo.

A premiação foi apresentada por Tiago Abravanel, que falou com a “CNN” sobre o amor pelo teatro. “O teatro musical é minha base, minha vida, minha inspiração. Eu amo fazer o que faço. Apresentar um prêmio que celebra os profissionais que fazem o teatro é uma honra gigante. Amo fazer o que faço e quero sempre celebrar isso.”, disse Tiago.

O ponto alto entre os vencedores das categorias foi a homenagem à Nathália Timberg. A veterana atriz recebeu o prêmio especial da noite das mãos do ator Caco Ciocler. Na cadeira de rodas, Timberg deu um belo discurso para os presentes no evento.

“Não é justo. Os lugares estão trocados. Eu deveria estar aí e vocês aqui. De repente, eu me encontro no teatro, que é um dos templos em que eu entro na minha vida”, iniciou Nathália. “O teatro é a minha casa e o meu templo, qualquer um. É engraçado, qualquer teatro que eu entro, a primeira coisa que eu faço, que eu sinto vontade de fazer, é passar a mão nesse palco, que eu peço licença de habitar por algum tempo, algum momento”, disse.

Em determinado momento, Nathália Timberg ficou emocionada em seu discurso, pedindo desculpas pelo “banho de lágrimas”. “Esse momento que é me dado de entrar e estar no palco e dividir com vocês essa coisa extraordinária que é, a emoção faz isso, a gente esquece tudo até o bê-a-bá da profissão, microfone se segura assim”, brincou ao ajeitá-lo próximo à boca. “Aliás, a emoção é a grade escola do teatro e está por trás de tudo que ele vem nos ensinando, convocando e nos trazendo à nossa obrigação de nos manter vivos hoje”, falou a atriz de 95 anos.

“Grande parte desses que estão aqui, são meus colegas e amigos, são meus futuros descendentes. A todos esses que representam o teatro vivo entre nós, para sempre, eu agradeço”, finalizou Nathália Timberg, ovacionada pelo público.