Maguila - Foto: Reprodução/ Instagram
Maguila - Foto: Reprodução/ Instagram

O boxe brasileiro está de luto nesta quinta-feira (24). Morreu, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, em São Paulo. O ex-peso-pesado sofria, desde 2013, de encefalopatia traumática crônica, conhecida como demência pugilística.

A inforamação foi confirmada pela esposa de Maguila, Irani Pinheiro, ao “Balanço Geral” de São Paulo.

José Adilson Rodrigues dos Santos nasceu em 12 de junho de 1958, em Aracaju, no Sergipe. O apelido “Maguila” surgiu por conta da semelhança física com o personagem “Magilla Gorilla”, célebre desenho da Hanna Barbera.

Começou a carreira de pugilista profissional em 1983 e encerrou em 2000, totalizando em seu cartel 77 vitórias – sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico.

Ao longo de sua jornada, enfrentou nomes de peso do boxe mundial. Entre eles, Evander Holyfield, em 1989, e George Foreman, em 1990.

Nos últimos anos, já diagnosticado pela demência pugilística, Maguila estava morando em uma clínica em Itu, interior de São Paulo. O ambiente confortava o ex-lutador diante de seus problemas de saúde. Ainda não há informações de velório e enterro.