Mais um caso de racismo na Europa. O artista plástico Wallace Pato usou seu Instagram na última quarta (31) para denunciar uma injúria racial que recebeu no hotel Plantage, em Amsterdã, capital da Holanda. Os insultos foram através do aplicativo Booking.
Na mensagem recebida, o hotel cancelou a reserva de Wallace no dia 17 de outubro por não “aceitar pessoas negras” no local. “Olá, sua reserva foi cancelada. Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”, dizia o texto enviado em inglês.
Wallace Pato passaria cinco dias na Holanda em compania de seu amigo, o também artista plástico Gustavo Speridião, que participou de uma exposição em Paris, na França. Os dois se encontram em Roma atualmente.
Ainda na rede social, o artista informou que o hotel pediu previamente o documento dos dois, enviados antes de chegarem à capital holandesa. Com os ataques racistas e o cancelamento da reserva, ainda não devolveram o dinheiro investido em ficar cinco dias no local, cerca de 570 euros (em torno de 3,5 mil reais).
“Trocamos de hotel em cima da hora para preservar a integridade física, mesmo. Imagina, deixar tudo dentro do hotel depois de receber essa mensagem?”, afirmou à coluna Guilherme Amado. “Entramos em contato com o Booking, que ignorou e disse que só reembolsaria parte do dinheiro em crédito para usar em outra hospedagem. Fizeram pouco caso e não ligaram para nada”, relatou Wallace Pato.